Colóquio da FIN na UFBA

A Fulbright Interdisciplinary Network (FIN), em parceria com o PPGRI/UFBA, realizará evento acadêmico na Universidade Federal da Bahia com o título de "Vertigens da democracia nas Amérias: forças sociais transnacionais e o mapa político no século XXI" para instigar o interesse da comunidade acadêmica e estimular novas pesquisas envolvendo os Estados Unidos.

Universidade Federal da Bahia
Campus de Ondina
Auditório do Instituto de Letras

Quinta-feira, 21 de setembro de 2023

9:00 às 9:30

Abertura

 

9:30 às 12:30

MESA 1

 

Clivagens políticas e contestações recentes à democracia nas Américas

 

A mesa propõe uma discussão do mapa político na América Latina, decorridas as primeiras décadas do século XXI. Quais são as principais clivagens políticas encontradas em diferentes países e como elas se relacionam com a defesa ou as contestações às configurações contemporâneas da democracia? Qual o potencial de transformação das forças sociais diante dessas configurações? Em que medida as democracias da região se encontram em processo de consolidação ou de deterioração? Quais são os elementos de estabilidade e de instabilidade operando nos países do continente? 

 

Convidados:

 

Bárbara Motta (Universidade Federal de Sergipe – UFS) - Debatedora

André Luiz Coelho (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio) – “Movimentos de contestação e instabilidade política na América Latina”

Daniel Jatobá (Universidade de Brasília, UnB) – “Clivagens políticas e concepções de democracia na América Latina”

Camila Vidal (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC) – “A construção de consensos entre os Estados Unidos e países latino-americanos”

Daniel Aragão (Universidade Federal da Bahia, UFBA) – “Lutas sociais com pautas liberais no contexto de neoliberalismo autoritário”

 

 

 

Das 14:30 às 17:30

MESA 2

 

Estado, segurança e democracia: forças sociais e reconfigurações do mapa político no continente

 

A mesa propõe uma discussão sobre os modos de controle estatal dos movimentos de contestação à democracia vigente nos Estados Unidos e na América Latina e suas reverberações transnacionais. De que modo a recente ascensão da direita ou da extrema-direita impacta na relação entre os Estados e as suas relações com as configurações democráticas? Quais são as tensões existentes entre os movimentos existentes no plano da política institucionalizada e naquele dos movimentos sociais? De que modo se posicionam os diversos governos dos países americanos, frente à busca de consensos democráticos e de mitigação das contestações consideradas radicais? 

 

Convidados:

 

Victor Coutinho Lage (Universidade Federal da Bahia – UFBA) - Debatedor

Bárbara Motta (Universidade Federal de Sergipe, UFS) – “Reordenamento hegemônico e a ascensão das novas direitas nos Estados Unidos”

Pedro Paulo da Silva (IRI/PUC-Rio) – “As rearticulações do ‘extremismo negro’ nos EUA”

Manuela Trindade Viana (Pontifícia Universidad Javeriana, Colômbia) – “O tipo penal ‘terrorismo’ e a domesticação de ‘radicalismos perigosos’ no continente americano”

Acácio Augusto Sebastião Júnior (Universidade Federal de São Paulo, Unifesp) – “Analítica anarquista da segurança e do Estado: uma crítica radical à democracia”

Sim. O Colóquio será aberto ao público e gratuito, porém com inscrição a ser realizada pelo Sympla.

No Sympla.
No link: https://www.sympla.com.br/coloquio-vertigens-da-democracia-nas-americas__2150197